Os teclados mecânicos proporcionam melhor desempenho e são os mais utilizados pelos gamers profissionais. Eles são projetados para proporcionar uma melhor experiência de jogo, para partidas mais rápidas e dinâmicas, através de recursos e botões adicionais que podem ser programados para executar ações específicas.
Esses recursos incluem retro iluminação RGB, controles de mídia e teclas programáveis. Além disso, eles geralmente têm switches mecânicos que são mais duráveis e responsivos.
Por exemplo, os teclados de jogos podem incluir teclas especiais que permitem ao usuário acessar rapidamente os comandos do jogo ou podem ter luz de fundo que facilita a visualização das teclas em condições de pouca luz. Alguns também incluem recursos como teclas macro, que podem ser programadas para executar comandos complexos com um único toque. Ou até ter uma memória interna que permite configurar diferentes perfis, caso seja um dispositivo compartilhado.
Como são muitas variáveis, fizemos uma seleção para quem está buscando um bom teclado mecânico para jogos, mas não quer gastar uma fortuna para ter o benefício de um melhor desempenho.
Análise dos Melhores Teclados Gamer Mecânicos
Analisamos 7 teclados mecânicos gamer considerando um bom custo-benefício, com bons recursos e design. Confira!
1- HYPERX Alloy FPS
Para quem quer opções de personalização, com bom custo e switches lineares
O HyperX Alloy FPS RGB é um teclado mecânico padrão ABNT que oferece uma experiência especializada e de qualidade em e-sports, com alta performance e construção robusta, a um custo muito menor do que o esperado.
Vem com retro iluminação RGB completa e é facilmente personalizável no software NGenuity da HyperX – que também permite criar macros e ajustar para modo de jogo – deixando o teclado no seu estilo.
A memória integrada incluída neste modelo, possibilita salvar até três perfis de usuários, com suas próprias personalizações de luzes e configurações macro. Proporcionando maior flexibilidade e agilidade para diferentes jogos.
Está disponível com switches lineares Kailh SILVER Speed, que têm uma força de atuação extremamente curta: 1,1 mm. Em teoria, isso permite que você aperte a mesma tecla várias vezes com extrema rapidez, proporcionando uma experiência de jogo leve e responsiva.
Com design compacto foi pensado para lugares com restrição de espaço, para proporcionar uma área maior de manobra sem comprometer o desempenho do seu mouse. Além disso, o cabo de alimentação é do tipo trançado e removível, para maior resistência a desgastes e facilitando o transporte.
PRÓS
- Switches são silenciosos, macios e precisos.
CONTRAS
- Relatos que o software HyperX NGenuity pode melhorar;
- A porta USB é somente para carregamento;
- Relatos de que o material das teclas desgasta facilmente.
2- HYPERX Alloy Origins
Para quem busca um teclado de qualidade com ótima retro iluminação, compacto e silencioso
O HyperX Alloy Origins é um teclado mecânico no padrão ABNT resistente e compacto com alimentação via cabo USB-C removível do tipo trançado – que não embola. Por conta disso, ele é fácil de ser transportado sem grandes transtornos.
Construído com switches Cherry MX RED, conhecidos pelo conforto e precisão, é realmente uma ótima opção para gamers profissionais.
O Alloy Origins possui uma estrutura totalmente em alumínio para estabilidade, três níveis de inclinação customizáveis e um formato elegante e compacto que proporciona mais espaço para o movimento do mouse. Ele também é 100% anti-ghosting, possibilitando que muitas teclas sejam pressionadas simultaneamente.
A iluminação em RGB deixa seu setup estiloso e os controles básicos podem ser feitos por combinações de teclas. Mas se você quiser realmente personalizar a iluminação de teclas individuais, adicionar efeitos, criar macros e salvar até três perfis na memória interna do teclado, precisará instalar o software NGenuity da HyperX. Aliás, essa função de customizar perfis é ótima para quem divide o setup com outras pessoas.
PRÓS
- Switch RED, macio e silencioso.
CONTRAS
- Relatos que as teclas são altas mesmo no ajuste de altura mais baixo;
- Relatos de que o material das teclas desgasta facilmente.
3- HYPERX Alloy Origins Core
Para quem busca um teclado menor, para mais espaço no setup, com qualidade para jogos e ótimos efeitos de iluminação
A HyperX reforçou sua posição como sólido produtor de periféricos para jogos – com preços acessíveis e de qualidade – com este teclado mecânico TKL (TenKeyLess – dez teclas a menos). Este modelo não vem com as teclas numéricas no lado direito, tornando-o mais compacto e sobrando mais espaço na mesa para movimentação e para o mouse.
O Alloy Origins Core é um teclado alimentado por um cabo USB-C removível com revestimento trançado – que, além de evitar que embole, fica mais fácil transportar e possibilita a customização e substituição por cabos com estilos diversos e sofisticados que fazem muito sucesso no mundo gamer.
Com retro iluminação, cada switch também inclui um LED RGB para iluminação de teclas. Cada um deles pode ser configurado individualmente para qualquer cor de sua escolha no software NGenuity da HyperX. A placa também suporta vários padrões de iluminação animados, incluindo padrões reativos que são acionados a cada pressionamento de tecla. Os usuários também podem configurar suas próprias macros ou usar uma das opções pré-definidas fornecidas pelo software.
Este teclado Alloy Origins Core usa os interruptores mecânicos (switches) lineares Cherry MX RED, com feedback tátil responsivo e sólido, silenciosos, macios e precisos. Ótimo para resposta adequada em jogos de alta performance.
Há memória integrada para três perfis separados neste modelo, muito útil para personalizar a aparência e os efeitos, também por meio do software da marca.
Além disso, o teclado vem no padrão ABNT em português e possui recursos 100% anti-ghosting, N-Key rollover – tecnologia que garante que o teclado seja capaz de detectar corretamente a leitura de “N” teclas simultaneamente – indicadores LED e controles de mídia.
PRÓS
- Switches são silenciosos, macios e precisos.
CONTRAS
- Como é sem teclado numérico, pode não ser bom para trabalhar;
- Relatos que o software HyperX NGenuity pode melhorar;
- Relatos de que o material das teclas desgasta facilmente.
4- HYPERX Mars
Para quem busca um teclado com apoio para o pulso, boa iluminação, qualidade e não se importa com barulho das teclas
O teclado mecânico da HyperX Mars RGB vem com configurações personalizáveis através do software Genesis e tem iluminação por tecla com efeitos dinâmicos e cinco níveis diferentes de brilho, para um setup do seu jeito.
O switch usado é o Outemu BLUE – Indicado para jogos e digitação, apresentam um bom feedback audível e tátil, e são ideais para quem procura o clique familiar das teclas. Mas são barulhentos e não são recomendados para lugares com muitas pessoas, que podem ficar incomodadas com o barulho.
O teclado é no padrão americano e é alimentado através de um cabo USB trançado com 1,8 m de extensão. Não embola, é mais resistente e durável.
Ainda, possui um apoio de pulso desmontável que abrange toda a extensão do teclado, proporcionando maior conforto para quem fica horas digitando ou jogando.
Para completar, também possui modo jogo, recursos 100% anti-ghosting – permitindo que possa apertar teclas simultaneamente e que elas serão registradas sem atrasos – e N-Key Rollover – tecnologia que garante que o teclado seja capaz de detectar corretamente a leitura de “N” teclas simultaneamente.
PRÓS
- Bom custo-benefício;
- Com apoio de pulso (desmontável) que abrange toda a extensão do teclado.
CONTRAS
- Teclado padrão americano;
- Teclado barulhento.
5- REDRAGON Kumara
Para quem quer um teclado no padrão ABNT2, TKL e possibilidade de personalização das cores, com um custo bem razoável
Teclado Mecânico Gamer Redragon Kumara tem iluminação RGB ajustável em diferentes configurações – atendendo qualquer estilo de jogador. Isso é possível através do software da RedDragon para uma personalização de alto nível.
Vem com switch Outemu BLUE – com bom feedback tátil, resistência média, mas com emissão de muito barulho. Se você irá usar em um ambiente isolado, ok! Caso contrário, poderá incomodar as pessoas ao seu redor.
As teclas são no padrão ABNT2 (com Ç) – ótimo para quem digita mais em português e vem no padrão TKL (TenKeyLess) sem as teclas numéricas da direita – ocupando menos espaço no seu setup. Mas inclui 12 Teclas para controle rápido de funções multimídias – ótimo para proporcionar agilidade durante os jogos.
PRÓS
- Bom custo-benefício.
CONTRAS
- Teclado barulhento.
6- MOTOSPEED CK62
Para quem busca um teclado sem fio, pequeno, versátil e com design moderno
Motospeed CK62 é um teclado de 61 teclas sem teclado numérico e teclas de seta (tipo TKL – TenKeyLess). Graças ao seu tamanho pequeno, é extremamente prático – você pode levá-lo com você praticamente para qualquer lugar que desejar e ainda ganha espaço em seu setup.
Sua conectividade sem fio Bluetooth, proporciona liberdade sem o incomodo dos cabos. O CK62 é compatível com a maioria dos dispositivos comumente usados e também pode ser conectado ao seu PC usando o cabo USB incluído.
A retro iluminação RGB proporciona uma verdadeira sensação de jogo, e a opção de bloqueio de teclas do Windows permite evitar interrupções indesejadas. Você também pode personaliza-lo escolhendo 1 dos 19 efeitos de luz de fundo.
A velocidade do switch Outemu BLUE – utilizado neste modelo – proporciona um tempo de resposta sem igual e uma precisão marcante. Apesar do barulho que emitem. Perfeito para jogos que exigem alto desempenho, melhorando os resultados dos gamers mais exigentes.
Este teclado se diferencia por ter um design moderno e atemporal e está disponível nas cores branco e preto e no padrão ABNT em português.
PRÓS
- Teclado compacto, resistente e bonito.
CONTRAS
- Não possui software para gerenciar as funções do teclado e as cores são estáticas pré-definidas;
- Relatos de problemas no Bluetooth;
- Relatos de falhas nas teclas.
7- LOGITECH G613
Para jogadores que precisam tanto dos recursos de alto desempenho dos teclados mecânicos quanto da liberdade de jogar sem fios
O Logitech G613 Lightspeed é um bom teclado para jogos em geral, sem fio e de última geração. Vem com switches Romer-G da própria Logitech – do tipo Tátil que tem uma distância de atuação de 1,5 mm, boa para partidas que exigem mais agilidade, além de ser preciso e silencioso.
Além disso, através do software Logitech GHUB é possível fazer a programação de seis teclas G com macros personalizadas e comandos.
Este teclado é muito versátil porque você pode usá-lo com seu cabo USB ou via Bluetooth, o que significa que pode funcionar com uma ampla variedade de dispositivos.
Vem com descanso de pulso, mas como ele é fixo e não pode ser removido, dificulta transporta-lo de um lado para o outro. Infelizmente, ele funciona com duas pilhas AA descartáveis (mesmo com alta duração de até 18 meses) e não tem luz de fundo.
PRÓS
- Teclado sem fio com bateria;
- Com apoio de pulso (fixo) que abrange toda a extensão do teclado.
CONTRAS
- O teclado não é retro iluminado;
- Teclado padrão americano.
Guia de Compra
Para te ajudar a entender melhor sobre as características de um teclado gamer mecânico, fizemos um Guia de Compra para te alertar sobre alguns pontos importantes. Leia com atenção.
Teclado Mecânico
O teclado mecânico é o mais indicado para Gamers de alto nível, onde o tempo de resposta, a precisão e não ter problemas em apertar várias teclas ao mesmo tempo (chamado de “ghosting”) são fundamentais.
Basicamente ele é construído com um switch para cada tecla. Isso quer dizer que cada tecla tem esse dispositivo mecânico que aciona diretamente a placa de circuito, garantindo uma resposta eficiente.
Existem diversos tipos de switches, que variam de acordo com a aplicação do teclado ou a preferência do usuário.
Tipos de Switch
De forma simplificada, existem três tipos principais de switches que se diferenciam pela força necessária para acioná-los, barulho do clique e tipo de acionamento. São eles: Tátil, de Clique e Linear. A maioria das grandes empresas os rotula como Marrom (Tátil), Azul (de Clique) e Vermelho (Linear), mas isso varia entre cada marca. Cada um oferece uma sensação única e fornece seu próprio feedback sonoro. A escolha vai depender da preferência pessoal de cada Gamer.
- Tátil – Os switches táteis estão entre os mais populares do mercado. São conhecidos por terem um bom equilíbrio entre digitação e jogos por oferecerem um bom feedback tátil e, dependendo da marca, não são muito pesados para pressionar e nem fazem muito barulho.
- De Clique – O objetivo deste tipo de switch é exatamente emitir um som para informar que a tecla foi acionada devidamente.
- Linear – Os switches lineares são considerados ótimos para jogos porque são leves para pressionar (muito sensíveis também), não oferecem nenhum feedback tátil e são bem silenciosos.
Para conhecer mais a fundo cada tipo de Switch e suas diferenças, leia nosso artigo sobre os tipos de switches de teclados mecânicos.
Teclado Com Fio
Os teclados com fio conectam-se diretamente ao seu computador, portanto, não há interferência de sinal que possa causar atraso de entrada. Se você é um jogador de alto nível, sabe que cada milissegundo conta.
Um ponto que pode ser interessante, é checar se o cabo é removível, assim você pode customizar o seu, seja no estilo ou comprimento, atendendo melhor suas demandas.
Teclado Sem Fio
Infelizmente, os teclados sem fio tendem a ter mais latência (demora na resposta) do que os teclados com fio. Isso porque depende muito da conexão e da eficiência do Bluetooth. É bem possível que ao longo do tempo esse problema seja minimizado, e os teclados e outros acessórios sem fio funcionem tão bem quanto os plugados.
Design Ultracompacto
Existe no mercado o chamado “TenKeyLess – TKL”, ou seja, um teclado com 10 teclas a menos – não vem com as teclas numéricas do lado direito, pouco usadas em jogos. Este design mais compacto é muito bacana para Gamers, pois dá mais espaço para manobrar o mouse.
Teclado Retro Iluminado
Um teclado retro iluminado para jogos vem com luzes dentro do teclado. As luzes fornecem iluminação atrás e ao redor das teclas para que sejam visíveis também em ambientes com pouca luz ou escuros. A fonte de luz geralmente é composta por mini lâmpadas LED para eficiência energética e maior brilho.
Teclado no Padrão Brasileiro
Fique de olho se o teclado que escolher comprar está no padrão ABNT brasileiro. Assim você evita confusão na hora de usá-lo e não precisa ficar adivinhando onde estão acentos ou outros caracteres especiais. Muitos teclados Gamers disponíveis no mercado estão no padrão americano. Não deixe de conferir.
Apoio de Pulso
Se você gosta de usar apoio de pulso, existem teclado que vem com este acessório. Alguns são fixos e outros podem ser retirados. Cheque, pois ter a opção é sempre melhor.
Personalização a través de Software
Alguns teclados gamer vêm com a possibilidade de customização, feitas através de um software. Com ele, é possível reprogramar teclas ou salvar suas configurações preferidas.
Memória Integrada
Outra opção bem interessante, é quando você opta por um teclado que tem memória interna. Com isso, é possível salvar diferentes perfis de jogadores com suas configurações customizadas.
Veja Também:
Achou essas informações úteis? Avalie e compartilhe!