Embora os teclados de membrana sejam mais comuns graças ao seu baixo custo, digitadores e jogadores geralmente optam por usar um teclado mecânico. Graças aos switches embaixo das teclas, estes teclados são mais precisos e permitem que você digite mais rápido.
Os switches dos teclados mecânicos não são todos iguais, e o tipo define literalmente o estilo do teclado e o melhor uso que se poderá fazer dele. Seja para jogos e jogadores que precisam uma rápida resposta ou atividades que exigem muitas horas de digitação.
Neste artigo, você irá encontrar tudo o que precisa saber sobre switches de teclados mecânicos, desde definição, principais características, tipos, fabricantes e modelos.
Uma boa escolha irá fazer total diferença em seu desempenho, portanto, tenha consciência de suas necessidades antes de optar pelo modelo que irá comprar.
E caso queira saber mais detalhes sobre os teclados gamer mecânicos profissionais, veja nossa seleção dos Melhores Teclados Gamer Mecânicos.
O que é um Switch
O switch é um pequeno componente que fica embaixo de cada tecla de um teclado mecânico, que controla o contato com a placa do circuito.
Ele é acionado por molas independentes em cada uma das teclas e variam em aspectos como aparência, som e sensação ao digitar.
Na maioria das vezes, você não os verá, mas eles desempenham um papel importante na forma como o teclado soa e se sente quando você o usa.
Caraterísticas dos Switches
Nos teclados mecânicos, o switch é a parte mais importante. Os teclados mecânicos se diferenciam pelo seu mecanismo em três fatores principais:
- Distância Percorrida: distância desde o acionamento da tecla até o contato com a placa do circuito.
- Força de Atuação: é a força necessária para realizar a ativação da tecla.
- Ponto de Atuação: é o ponto exato onde o switch atua e envia o sinal. Onde você pode sentir ao pressionar a tecla antes de chegar ao fundo. Nos switches lineares, não há posição tátil. No geral este ponto está na parte média, mais nos teclados gamer profissionais está na parte superior.
Tipos de Switches
- Linear – Os switches lineares são considerados ótimos para jogos porque são leves para pressionar (muito sensíveis também), não oferecem nenhum feedback tátil e são bem silenciosos.
- Tátil – Os switches táteis estão entre os mais populares do mercado. São conhecidos por terem um bom equilíbrio entre digitação e jogos por oferecerem um bom feedback tátil e, dependendo da marca, não são muito pesados para pressionar e nem fazem muito barulho.
- De Clique – O objetivo deste tipo de switch é exatamente emitir um som para informar que a tecla foi acionada devidamente.
Principais Fabricantes de Switches
Cherry: A referência global em Switches
A Cherry é líder mundial em tecnologia de switches – referência absoluta da indústria – tendo sido desenvolvidos e fabricados na Alemanha.
Pioneiros no setor e com décadas de experiência, desde 1982, a Cherry é o nome mais confiável em jogos em relação a switches, e que oferecem níveis altos de desempenho, durabilidade e conforto, proporcionando a melhor experiência de jogo.
Existem outros fabricantes como Kailh, Razer, Logitech ou Outemu, com os seus próprios switches, mas quase todos possuem uma equivalência aos Cherry.
Kailh
Kailh é um dos maiores produtores de interruptores mecânicos com dezenas de interruptores diferentes disponíveis. A empresa é sediada na China, então eles são capazes de produzir switches a um custo muito baixo e superar, em termos de preço, marcas como a Cherry, que fica na Alemanha.
São clones dos switches da Cherry, chegam até a ter peças compatíveis, mas seus padrões de qualidade não são tão bons quanto o Cherry, então eles têm uma vida útil mais curta e são mais propensos a apresentar defeitos.
Logitech
A Logitech projetou seus switches Romer-G para beneficiar especificamente os jogadores. É um interruptor tátil e silencioso com um ponto de atuação muito curto. Depois dos Razer, são os switches com maior durabilidade.
Outemu
Os switches Outemu são fabricados pela empresa Gaotes Corporation na China e são frequentemente comparados aos switches Cherry, Gateron Switches e Kailh, alguns dos switches mais populares do mercado.
Especializados na fabricação de switches baratos de alto desempenho, os switches Outemu são uma ótima opção para quem tem orçamento apertado. Mas, eles têm menor durabilidade em comparação a outras grandes marcas do mercado e apresentam problemas de oscilação.
Razer
Desde 2014, a Razer produz internamente interruptores mecânicos para seus teclados. Os interruptores resultantes são responsivos, confortáveis e indiscutivelmente mais duráveis do que as teclas Cherry ou qualquer outro modelo do mercado.
Switches Cherry
Cada cor tem diferenças importantes, com características específicas que atendem diversas necessidades. Para eliminar toda a confusão e ajudá-lo a escolher a opção perfeita do Cherry, seja para digitação, jogos, programação ou qualquer outra atividade, fizemos um resumo abaixo que irá te ajudar na escolha da cor certa de switch.
Cherry MX BLACK
Os switches Cherry MX Black foram projetados para jogos e têm uma alta força de atuação – ou seja – é preciso mais força para pressionar a tecla. Isso os torna ideais para jogos rápidos em que você precisa pressionar as teclas rapidamente.
São silenciosos, mas ainda assim emitem algum barulho. E não é recomendado para quem vai ficar muitas horas digitando, justamente por serem switches mais rígidos e demandam mais esforço, sendo cansativo ao longo do dia.
Os Cherry MX Black vêm com uma força de atuação entre 40 e 80 gr, com distância percorrida de no máximo 4 mm e ponto de atuação de 2 mm. Não é à toa que são considerados ideais para jogos, onde cada milissegundo conta.
Cherry MX RED
Cherry MX Reds é um switch de atuação linear com uma força de mola relativamente leve – com força de atuação de 45 gr. Muito popular entre os gamers, são perfeitos para jogos pois é rápido e não cansa em longas partidas.
Justamente por ser leve, também é indicado para pessoas que usam muito o teclado para digitar e ficam horas nessa função.
Os Cherry MX Reds são relativamente silenciosos, mais do que os táteis e de cliques, como o Brown ou o Blue. E a distância total de deslocamento no MX Reds é de 4 mm com um ponto de atuação de 2 mm que é padrão para o Cherry MX.
Cherry MX BROWN
Cherry MX Browns é a opção mais comum atualmente disponível, pois funcionam bem tanto para jogos quanto para quem trabalha com digitação. Tem força tátil leve e oferece uma digitação mais ágil e rápida.
É uma opção intermediária entre em relação aos switches Cherry MX Red e Blue, e é utilizado pela maioria dos usuários.
São ótimos para pessoas que desejam mais feedback do teclado, para que saibam exatamente quando uma tecla foi pressionada. Os Cherry MX Browns possuem uma saliência tátil logo antes do ponto de atuação, sinalizando que a tecla foi pressionada.
Cherry MX Browns tem uma distância total de deslocamento de 4 mm, juntamente com uma distância de atuação de 2 mm. A força de atuação é de 55 gr, o que os faz ter uma sensação muito normal.
Cherry MX BLUE
Ótimo para digitar! O Cherry MX Blue é considerado o melhor switch para digitação. Tem um som “de Clique” com uma alta força de atuação e sensação tátil pronunciada. Então, se você não se importa com o barulho dos cliques, e trabalha longe de outras pessoas que possam se incomodar com isso, esta é uma boa opção.
O acionamento das teclas é relativamente suave, evitando cansaço e dores nos dedos e mãos. Se você digita rápido, o MX Blue irá atender bem sua demanda.
O Cherry MX Blues tem uma força de atuação de 60 gr, ideal para alguém com hábitos normais de digitação. A distância total de deslocamento é de 4 mm, enquanto o ponto de atuação é de 2 mm.
Cherry MX GREEN
O Cherry MX Green é ótimo para quem trabalha com longas sessões de digitação, mas que tenham dedos mais pesados e que digitem com mais força. Possui as mesmas características do Blue, como um clique audível e tátil, mas a força de atuação é bem maior – de 80 gr.
Os MX Greens têm distância total de deslocamento de 4 mm com ponto de atuação de 2 mm.
Cherry MX CLEAR
O switch Cherry MX Clear é um switch de teclado mecânico de rigidez média, tátil e sem cliques. A palavra Clear é a forma que a Cherry encontrou para distingui-lo do switch MX White mais antigo, que é o de clique.
Um irmão um pouco mais pesado do switch Brown. O MX Clear tem as mesmas qualidades do Brown com um pouco mais de resistência, para quem deseja um feedback tátil mais pronunciado. Um dos melhores de todos os switches, se você estiver procurando por um teclado para digitação e jogos.
Com uma força de atuação de 65 gr, tem distância percorrida de 4 mm e ponto de atuação de 2 mm.
Cherry MX SPEED SILVER
Com um ponto de atuação de 1,2 mm, o MX Speed é o interruptor Cherry mecânico mais rápido de todos os tempos. Um dos melhores para gaming, com tempo de reação extremamente curto, sendo 40% mais rápido que os modelos padrão da Cherry.
Projetado para velocidade de jogo, o Speed Silver possui ponto de atuação curto de 1,2 mm e distância total de deslocamento de 3,4 mm, operação linear sem clique e força de atuação de 45 gr.
MX Speed são switches lineares e silenciosos, e muitos jogadores de nível avançado acham fácil de usar, principalmente para aqueles que buscam um teclado leve e suave.
Para digitar, o MX Speed pode ser uma ótima opção, mas exige que o usuário tenha uma forma de digitação mais suave, para evitar acionar teclas por engano, já que é um switch muito rápido e mais sensível.
Cherry MX SILENT RED
O Cherry MX Silent Red é uma versão mais silenciosa do switch Cherry MX Red e também tem uma distância percorrida e ponto de atuação um pouco menores.
Este switch silencioso, leve e linear é bom para digitar e ótimo para jogadores que procuram algo mais leve que o MX Black. Este é o modelo mais silencioso, tornando-o ideal para ambientes com muitas pessoas.
Conclusão:
Com tantas informações, fica claro que para fazer uma boa escolha é fundamental conhecer os tipos de switches disponíveis no mercado e suas características e benefícios.
Para cada combinação de indivíduo e necessidades de uso, existem algumas opções ideais. E isso só será possível definir, através de pesquisa e autoconhecimento.
Vale saber que você pode comprar switches separadamente e colocá-los em seu teclado mecânico. Com isso, você pode fazer uma escolha e se ao longo do tempo perceber que poderia ser melhor, basta trocá-los.
Às vezes, só com muito uso e experiência você vai conseguir definir o que melhor te atende. Só não vale ficar parado, comece a jogar.
Achou essas informações úteis? Avalie e compartilhe!