Imersão é a palavra de ordem para descrever óculos de Realidade Virtual. A experiência de atuar em um mundo virtual e se sentir fazendo parte da cena de um jogo é indescritível.
Mas existem modelos que não entregam tanta qualidade, como são os óculos VR para celular, e é preciso ficar atento à caraterística mais importante que é a resolução da imagem. Nosso foco aqui foi analisar os óculos de realidade virtual com alta experiência imersiva.
Dentro desta categoria, tem outros tipos de óculos VR para jogar no Playstation ou sem fio para ter mobilidade total. Aqui você poderá encontrar uma análise detalhada dos melhores óculos de realidade virtual do mercado.
Abaixo selecionamos os melhores óculos de realidade virtual para PC, entregando a melhor experiência imersiva que fará você estar numa outra realidade. Preste atenção na análise e características e escolha o seu.
Análise dos Melhores Óculos de Realidade Virtual para PC
Confira aqui nossa análise dos melhores óculos de realidade virtual para PC, com boa qualidade imersiva e de fabricantes de ponta.
1- OCULUS QUEST 2
Para quem quer o melhor do mercado, com bom custo-benefício
Leve, confortável e poderoso o suficiente para executar experiências de realidade virtual impressionantemente detalhadas, o Quest 2 é um dos melhores óculos VR que a Oculus fez (Oculus foi comprada em 2014 pela Meta– holding do Facebook. O Mark Zuckerberg já estava pensando no Metaverso).
Para começar, o Quest 2 pode ser utilizado de forma independente, ou seja, sem estar conectado ao PC ou outro console. São óculos sem fio e basta usar uma conexão Wi-Fi. Além disso, é alimentado por bateria que permite que você jogue livremente sem medo de tropeçar em um fio.
Com jogos integrados, este modelo tem vários aplicativos que rodam dentro dos próprios óculos, alguns jogos são gratuitos e outros pagos. E ainda vem com player de vídeo, e você pode fazer download de streamings como Netflix, Amazon Prime Vídeo e YouTube.
O visor é em LCD e tem resolução de 1832 x 1920 pixels por olho, fornecendo a melhor qualidade do mercado e deixando a experiência muito imersiva.
A memória RAM de 6 GB no Oculus Quest 2 contribui para que os jogos de VR possam ser jogados sem problemas e de maneira suave.
Vem com controles Touch leves (126 gr cada), robustos e ergonomicamente bem construídos, dando firmeza, conforto e transportando seus movimentos para a realidade virtual de forma excelente. O carregamento é feito através de uma pilha AA.
Este headset rastreia os movimentos da cabeça e do corpo com precisão, sem precisar de sensores externos, dando agilidade, eficiência em jogos e proporcionando melhor imersão.
O Oculus Quest 2 tem áudio 3D integrado, então você só precisa de fones de ouvido caso queira melhorar a experiência de áudio ou evitar incomodar os outros. Para isso, ele vem com um conector de áudio de 3,5 mm.
Vem com um cabo USB-C para carregamento e adaptador de energia, dois controles e um espaçador para pessoas que usam óculos.
PRÓS
- Preço;
- Os óculos VR mais modernos do mercado;
- A maior resolução óptica;
- A maior experiência imersiva.
CONTRAS
- Obrigatório ter uma conta atualizada no Facebook para poder jogar;
- Relatos de que a bateria dura pouco.
- Os controles não são recarregáveis, precisa trocar a pilha AA.
2- OCULUS QUEST
Para quem busca qualidade e tradição, em um óculos VR top de linha e já amplamente testado
Esta é a versão anterior ao Quest 2, e por mais estranho que parece, está mais cara que a versão atualizada. Alguns indicam que isso se deve a segurança que você tem ao comprar um modelo já consagrado, já que o futuro é bem incerto. Independente disso, este modelo continua sendo uma opção muito popular para headsets de VR sem fios – dando maior liberdade de movimentos e uma experiência imersiva mais completa.
Pode ser utilizado de forma independente ou plugado no seu PC – mas precisa usar um cabo USB Tipo-C. Para a configuração inicial, você precisará de um smartphone, mas depois disso, poderá comprar e baixar jogos gratuitos diretamente dos óculos.
Vem com um espaçador para os usuários de óculo de grau, um complemento extremamente necessário para maior conforto e para não atrapalhar o desempenho do jogador.
O Quest possui um painel de exibição OLED com resolução de 1440 x 1600 pixels para cada olho. As imagens na tela são nítidas e coloridas, para uma experiência ainda mais realista.
Vem com dois controles Touch, que usam uma pilha AA cada para carregamento, e tem uma boa precisão de movimentos.
Ao contrário de outros óculos VR, este modelo não precisa de equipamentos adicionais, sensores externos ou um longo processo de configuração. E o rastreamento de movimento é excelente. Isso se deve à tecnologia Oculus Insight, que usa sensores na lateral do fone de ouvido, transportando seus movimentos para a realidade virtual.
O Oculus Quest possui áudio 3D integrado, sonorizando suas aventuras virtuais sem precisar de fones de ouvido – mas se preferir, você pode usar um cabo 3,5 mm para plugar seu fone preferido. Os alto-falantes embutidos não são tão bons quanto um par de fones de ouvido de alta qualidade, mas, garantem uma experiência wireless (sem fio) incrível, sem nada limitando seus movimentos.
PRÓS
- Boa experiência imersiva.
CONTRAS
- Preço;
- Modelo mais antigo;
- Os controles não são recarregáveis, precisa trocar a pilha AA.
3- OCULUS RIFT
Para quem vai usar em jogos diretamente no PC e não se importa com fios
O modelo Rift S da Oculus depende completamente de uma conexão com um PC. Isso tem seus prós e contras, mas, em última análise, isso significa que pode oferecer uma experiência muito mais poderosa e imersiva, mas isso depende das especificações do seu PC. Ele usa uma conexão DisplayPort ou USB 3.0 para transmitir os dados de vídeo e áudio, e toda o processamento é feita pelo PC.
Portanto, é um óculos com fio, limitando um pouco os movimentos. Mas, no geral, faz um trabalho bom ao oferecer uma experiência de jogo VR imersiva e sem complicações. E não tem a necessidade de usar sensores externos – bem mais prático do que modelos mais antigos.
As telas são em LCD com resolução de 2560 x 1440 pixels em cada olho, proporcionando imagens fluidas e com boa nitidez.
Vem com dois controles Touch, alimentados por uma pilha AA cada, que traduzem com boa precisão os movimentos das mãos do jogador, para uma experiência ainda mais real.
Este modelo vem com áudio integrado com tecnologia 3D, que proporciona uma boa imersão acústica, mas, para quem prefere uma qualidade superior, é sempre possível conectar via cabo 3,5 mm o seu fone preferido.
O Rift ainda tem um mecanismo que permite aproximar e afastar a ocular do rosto, independentemente da faixa de cabeça. Isso é útil, principalmente para usuários de óculos, pois não há espaçador próprio para essa função incluído.
PRÓS
- Boa experiência imersiva;
CONTRAS
- Preço.
- Com fios;
- Os controles não são recarregáveis, precisa trocar a pilha AA;
- Precisa de um PC.
Achou essas informações úteis?
E que tal compartilhar com a galera? Clique e espalhe conhecimento!