Está procurando os melhores óculos de realidade virtual do mercado?
Na atualidade existem estes 2 tipos de óculos de realidade virtual ou headsets:
- De alta experiência imersiva.
- Para celulares, onde o celular é embutido nos óculos e possuem menor experiência imersiva.
Neste conteúdo, entraremos em profundidade somente nos óculos de realidade virtual de alta experiência imersiva.
Analisaremos os headsets dos principais fabricantes que estão em contínuo desenvolvimento em realidade virtual; Oculus e Sony:
Análise dos 5 Melhores Óculos de Realidade Virtual
Confira nossa seleção dos melhores óculos de realidade virtual:
1- Oculus Quest 2 – A maior experiência imersiva
Portátil ou no computador, com jogos em VR avançados e integrados.
O Oculus Quest 2, em comparação com o seu anterior Quest, é mais leve e traz uma imagem mais clara. Ele é fácil de ajustar, e fica facilmente no lugar, então você não precisa se preocupar dele escorregar ou mudar de posição durante os jogos.
Sua conexão é sem fio, proporcionando uma liberdade maior de movimento. Os controles Touch foram reformulados e melhorados em ergonomia, também são mais robustos, proporcionando uma pegada mais “firme” durante o uso. Transportam as mãos, os gestos e as interações para a realidade virtual com precisão intuitiva.
Traz um Visor LCD e resolução de 1832 x 1920 pixels por olho e, além disso, a câmera do Quest 2 consegue capturar também o movimento das suas mãos mesmo sem os controles, te dando a opção de jogar sem eles e ainda assim ter seus movimentos transportados para a realidade virtual.
Tem uma capacidade de processamento avançada e RAM de 6 GB, o tornando mais rápido e fluído. Pode ser conectado a um computador, mas o aplicativo para smartphone é necessário para sua conexão.
O headset rastreia o movimento da cabeça e do corpo, convertendo-os em realidade virtual com precisão realista. Não requer sensores externos, dando a você liberdade de movimento e sensação real de imersão no jogo.
O Áudio 3D é integrado diretamente ao headset, permitindo jogar com ou sem fones de ouvido, dando ao gamer a opção de escolher o que lhe agrada mais.
PRÓS
- Os óculos VR mais modernos do mercado;
- Maior experiência imersiva.
- Não precisa de um computador;
- Pode se conectar a um computador;
- Maior resolução óptica;
CONTRAS
- Obrigatório ter uma conta atualizada no Facebook para poder jogar.
2- Oculus Quest – Óculos VR para PC e portátil
Portátil ou no computador, com jogos em VR integrados.
O Oculus Quest original trouxe a inovação de ser wireless, te dando a liberdade de andar para onde quiser e ainda assim ter seus movimentos capturados para realidade virtual, sem precisar ficar preso aos fios.
O headset rastreia o movimento da cabeça e do corpo, convertendo-os em realidade virtual com precisão realista, ele não requer sensores externos. Você consegue transferir seus movimentos para o jogo facilmente.
Apesar de suas medidas grandes, ele é compacto, além de leve! Você pode usá-lo por horas sem sentir desconforto. Além disso, ele ainda traz o aditivo de ter um pequeno espaço entre as lentes e o rosto, ideal para aqueles que usam óculos não se sentirem desconfortáveis.
Traz um visor OLED e resolução de 1440 x 1600 pixels por olho, propiciando uma imagem clara e limpa.
Possui áudio 3D integrado diretamente ao headset, permitindo jogar com ou sem fones de ouvido. Se você optar pelo áudio, vai ter uma experiência imersiva sem se desprender do mundo real.
A bateria dura entre 2 e 3 horas quando totalmente carregada, então você pode jogar por bastante tempo sem se preocupar.
Pode ser conectado a um computador, te dando uma variedade maior de opções, e o aplicativo para smartphone é necessário.
Os Controles Touch transportam as mãos, os gestos e as interações para a realidade virtual com precisão intuitiva, e são bastante ergonômicos, facilitando seus movimentos.
PRÓS
- Sem fio;
- Não precisa de um computador;
- Pode se conectar a um computador;
- Experiência imersiva;
CONTRAS
- Preço.
3- Oculus Rift S – Óculos VR para PC
Jogos em VR exclusivamente para computador.
Oculus Rift S, trabalha em conjunto com um PC para te entregar uma experiência de realidade virtual.
Ele se conecta ao computador por uma porta USB, e apesar de não ser wireless, o cabo é longo o suficiente para que você tenha liberdade de movimentos e consiga andar ao redor sem problemas.
O headset rastreia o movimento da cabeça e do corpo, convertendo-os em realidade virtual com precisão realista. Ele não requer sensores externos, o dispositivo já basta para que você tenha seus movimentos transmitidos para o jogo.
Ele é leve, fica bem fixo à cabeça e não te atrapalha durante o jogo.
Os Controles Touch transportam as mãos, os gestos e as interações para a realidade virtual com precisão intuitiva. Eles se adequam bem às mãos, e precisam de uma pilha AA cada, não sendo recarregáveis.
Traz um visor LCD, com resolução de 2560 x 1440 pixels por olho, entregando uma imagem bem mais precisa.
Seu áudio 3D é integrado diretamente ao headset, te dando a opção de imergir no jogo sem necessariamente se desprender da realidade ao seu redor. Mas se você quiser uma imersão total, ele te permite jogar com fones de ouvido.
Além disso, ele ainda suporta vários jogos dentre os favoritos, como Skyrim e Fallout 4. Então se você já conhece esses games, terá uma experiência ainda melhor com a versão realidade virtual.
PRÓS
- Se conecta a um computador;
- Experiência imersiva.
CONTRAS
- Com fiações;
- Precisa de um computador;
- Preço.
4- PlayStation VR – Óculos VR para PS4 e PS5
Jogos em VR exclusivamente para PlayStation.
O Playstation VR é o óculos de realidade virtual da Sony, que se conecta ao PlayStation para uma experiência única.
Ele é conectado ao console via cabo USB, mas apesar de não ser wireless, ainda assim te dá liberdade de movimento suficiente para não te atrapalhar durante os jogos.
O peso é muito bem distribuído, e para aqueles que usam óculos, o espaço entre as telas e o rosto é perfeito para não atrapalhar em nada.
Ele tem fones embutidos, que proporcionam um áudio 3D muito limpo. Mas também te dá a opção de deixar o áudio conectado à TV caso você não queira usar os fones.
A inovação está no seu microfone embutido, proporcionando a oportunidade de se comunicar com outros jogadores durante jogos multiplayer ou jogos online.
O headset rastreia o movimento da cabeça e do corpo com sensores externos, convertendo-os em realidade virtual. Seu visor OLED traz resolução de 1920 x 1080 pixels por olho, tornando a imagem nítida e de qualidade.
Os controles são simples de manejar, e transportam as mãos, os gestos e as interações para a realidade virtual. Trazem ainda o aditivo do controlador de mira, tornando o ato de atirar durante os jogos mais fácil.
Ainda traz em sua gama de jogos, títulos como Homem de Ferro e Ace Combat 7, te dando a oportunidade de experimentá-los dentro da realidade virtual.
PRÓS
- Infraestrutura do Playstation 4/5;
- Vários tipos de controles;
- Experiência imersiva;
- Óptica;
- Preço.
CONTRAS
- Muita fiação;
- Pior tracking (rastreamento);
- Sensores externos ao headset.
5- Oculus Go – Óculos VR portátil
Exclusivamente portátil. De menor experiência imersiva.
O Oculus Go é uma das opções wireless dentre os dispositivos de realidade virtual, o que propicia ao jogador uma liberdade maior de movimentos, já que não fica atado a fios.
Ele não requer a conexão com um PC, mas necessita estar conectado a um smartphone. Tem duas versões, com armazenamento de 32 e de 64 GB, então você pode escolher qual se adequa melhor às suas necessidades.
É bem leve e confortável de usar, e suas tiras são feitas em um tecido respirável, que não incomodam.
Esse headset rastreia somente os movimentos da cabeça e os converte em realidade virtual para visualização em 360°. Por conta disso, é recomendado jogar sentado. Ele não requer sensores externos.
Possui um controle único, que reconhece o movimento das mãos e as ações de apontar e clicar, aperfeiçoando a navegação na realidade virtual. Ele se adequa bem às mãos, parecendo mais uma pistola do que um controle de fato.
Seu visor LCD possui resolução de 1280 x 1440 pixels por olho, entregando uma imagem limpa.
Possui áudio 3D integrado diretamente ao headset, que permite jogar com ou sem fones de ouvido.
PRÓS
- Sem fio;
- Mobilidade;
- Não precisa de um computador;
- Preço.
CONTRAS
- Menor experiência imersiva;
- Menor resolução óptica.
Comparativa
Para facilitar na sua escolha, temos realizado esta comparativa com o objetivo de ter uma visão rápida e prática, das principais diferenças dos óculos de realidade virtual analisados.
Nossas Recomendações
Os óculos de realidade virtual já evoluíram e é a hora de comprar produtos de excelente qualidade e elevada experiência imersiva.
Recomendamos escolher os headsets com maior experiência imersiva.
A decisão sobre o produto a ser comprado deverá se basear em:
1 -Disfrutar da VR no PC e portátil, a maior experiência imersiva: ⇒ Oculus Quest 2
2 -Disfrutar da VR no PC e portátil ⇒ Oculus Quest
3 -Disfrutar da VR somente no PC ⇒ Oculus Rift S
4 -Disfrutar da VR no PlayStation ⇒ PlayStation VR
5 -Disfrutar da VR com o headset mais econômico ⇒ Oculus Go
Durante a utilização destes equipamentos, recomendamos fazer descansos de tempos em tempos, pois não é indicado utilizar óculos de Realidade Virtual por longos períodos.
Os Óculos VR Mais Vendidos
Achou essas informações úteis?
E que tal compartilhar com a galera? Clique e espalhe conhecimento!