Escolher um fone de ouvido pode parecer uma tarefa fácil em um primeiro momento, mas quando você começa a pesquisar se depara com diversas opções e características que deixam qualquer um meio confuso.
Por isso, vamos te ajudar a definir algumas das principais características e funções que você precisa considerar na sua compra.
O primeiro passo é saber para o que pretende usar os fones: Ouvir música, usar durante o exercício, para fazer e receber chamadas, participar de reuniões ou aulas online, jogar ou ver filmes. Além disso, é importante definir onde vai usar mais o seu fone (lugar silencioso ou barulhento, na rua ou em local fechado). Além de escolher o formato que será mais confortável para você. Ufa! Vamos lá.
Por que saber para o que vou utilizar é importante? Com o avanço das tecnologias usadas nos fones, existem recursos como cancelamento de ruído ativo, resistência à água, boa qualidade sonora e do microfone, conectividade (quando for wireless) entre outras, que farão total diferença na sua experiência.
Para não passar raiva, você vai encontrar aqui no Resetaí, diversas análises para facilitar sua busca. Nesta seleção, escolhemos modelos que atendem diferentes necessidades, com o melhor custo-benefício do mercado. Isso vai te ajudar a dar o primeiro passo para sua melhor escolha.
Fique com a gente e ouça bem o que temos a contar.
Tipos de Fones de Ouvido
Existem quatro tipos principais de fones de ouvido. Eles variam de formato, consequentemente, de preço e podem ser com ou sem fio:
Auricular (earbud): é o fone de ouvido comum que fica dentro da orelha, mas sem entrar no canal auditivo.
Intra-auricular (in-ear): são os fones de ouvido que entram dentro do canal auditivo e têm aquela proteção de silicone para fixação e um pouco de isolamento do som.
Supra-auricular (on-ear): são aqueles que ficam fora da orelha e sobre ela, os conhecidos headphones, com um arco que passa por cima da cabeça.
Circo-auricular (over-ear): são aqueles que cobrem toda a orelha, um dos melhores tipos para isolamento de ruído externo e imersão sonora.
Análise dos Melhores Fones de Ouvido Custo-Benefício
Conheça abaixo nossa seleção de fones com o melhor custo-benefício do mercado.
1- JBL Tune 510
Ótima opção para quem quer ouvir música ou podcasts, com ótimo custo-benefício e a qualidade JBL.
Os fones de ouvido JBL Tune 510 tem a potência já reconhecida JBL Pure Bass que oferece ótima nitidez, sem ruídos e ainda é bem confortável de usar. E apesar de não ter cancelamento ativo de ruído, seu design possibilita abafar consideravelmente barulhos externos.
Com microfone integrado, é sem fio e bem prático de usar. A tecnologia Bluetooth 5.0 garante boa estabilidade e fácil pareamento.
Permite a conexão de mais de um dispositivo ao mesmo tempo, podendo alternar quando necessário. E ainda permite acionar seu assistente de voz, seja Siri ou Google Assistente.
Um grande diferencial é a bateria, que tem uma autonomia de até 40 horas, alimentada através de um cabo USB-C (bem curto, vale ressaltar) e carregamento bem rápido – 5 minutos garante mais 2 horas de reprodução.
O design é bem clean, leve (160 gr) e ainda é dobrável, dando conforto e facilitando o armazenamento e transporte. Tem botões que facilitam alguns ajustes, como volume, liga e desliga e acionamento do Bluetooth.
PRÓS
- Preço competitivo;
- Bom isolamento acústico.
CONTRAS
- Sem cancelamento de ruído ativo;
- Cabo de conexão para carregamento USB-C com comprimento inferior a 15 cm.
2- PHILIPS TWS
Ideal para quem quer um discreto fone bluetooth intra-auricular, com boa bateria e resistente a jatos d’água
Para quem busca um fone discreto, daqueles que vão dentro do ouvido, este modelo da Philips é uma opção com bom custo-benefício. Além de ser resistente à água (IPX5: somente resistente a jatos de água, suor, não a mergulhos) tem uma bateria que dura até 6 horas por carga e vem com um estojo carregador consegue adicionar mais 12 horas para você curtir músicas, vídeos ou conectar ao seu smartphone.
Com design ergonômico muito bem feito, se ajusta perfeitamente ao formato dos ouvidos, proporcionando conforto e ficando firme, sem cair. As capas auriculares de silicone são macias e intercambiáveis (vem com 3 tamanhos para melhor ajuste) ajudam você a encontrar um encaixe confortável no ouvido.
Tem um alcance padrão de até 10 metros – proporcionando uma boa mobilidade – e a conexão aos seus dispositivos preferidos é feita via Bluetooth 5.1, que vem com tecnologia que facilita o emparelhamento e oferece total mobilidade livre de fios.
Para ajustes, basta tocar o fone e será possível controlar músicas e chamadas de forma rápida e prática. E o carregamento é feito via cabo USB-C – compatível com a maioria dos aparelhos atuais.
O microfone embutido vem com cancelamento eco acústico, o que por um lado ajuda a tornar as conversas mais nítidas, também acaba deixando o som mais abafado e baixo.
PRÓS
- Preço competitivo.
CONTRAS
- Sem cancelamento de ruído ativo.
3- JBL Quantum 100
Ideal para Gamers com ótimo custo-benefício
O headset com fio Quantum 100 da JBL foi feito para Gamers que querem elevar sua experiência a máxima potência, gastando pouco. O som é de ótima qualidade, e apesar de não ter cancelamento de ruído ativo, seu design já abafa bem os barulhos externos.
Vem com microfone removível e ajustável, que proporciona interações bem nítidas e sem interferências. Vale ressaltar que para ser plugado em PCs e notebooks precisa de um adaptador, pois vem com entrada P3 (que habilita fone e microfone ao mesmo tempo) próprio de celulares. A alimentação é feita através de um cabo USB.
É um fone bem confortável, com almofadas de espuma que permitem que você use por horas sem incomodo algum. O controle de volume fica no próprio headset e é compatível com todas as plataformas PC, PlayStation, XBox, Nintendo Switch, dispositivos móveis, Mac e realidade virtual.
PRÓS
- Preço competitivo;
- Bom isolamento do ruído exterior.
CONTRAS
- Sem cancelamento de ruído ativo;
- Microfone sem o cancelamento de ruído;
- Em lugares muito quentes, as almofadas em couro sintético podem esquentar as orelhas.
4- LOGITECH H390
Para quem faz muitas reuniões online, pois vem com botão mute e fácil controle de volume
Para quem procura um fone de ouvido com fio elegante e prático, com bom preço e qualidade para reuniões online, o Headset Logitech H390 é uma ótima opção.
O microfone regulável tem uma qualidade muito boa e vem com botão mute que ajuda muito em conferências com muitas pessoas.
Prático, basta plugar no seu computador através de uma entrada USB-A e os controles de volume e mute ficam no fio, facilitando os ajustes. O cabo é grande (190 cm) o que dá mais mobilidade, mesmo sendo um acessório com fio.
Não é dos headsets mais confortáveis, principalmente para quem precisa usar por muitas horas seguidas, mas tem faixa de cabeça ajustável e almofadas revestidas em couro sintético.
PRÓS
- Preço competitivo;
- Microfone com redução de ruído;
- Bom isolamento do ruído exterior.
CONTRAS
- Sem cancelamento de ruído ativo.
5- JBL Endurance Peak 2
Muito bom para quem pratica esportes e quer ouvir músicas ou atender chamadas ao mesmo tempo
Os fones de ouvido sem fio JBL Endurance Peak 2 têm a qualidade já reconhecida da JBL. Este modelo vem com som Pure Bass – que oferece uma batida pulsante dando ênfase aos graves.
Feito com design de gancho, dá mais segurança e estabilidade, para que os fones não caiam durante seu exercício.
Do tipo intra-auricular, ou seja, que deve ser acoplado dentro do seu ouvido, ele tem uma vantagem interessante para seu conforto, pois vem com 3 ponteiras para melhor ajuste ao seu tamanho e formato de canal auditivo. Importante para garantir melhor qualidade sonora.
À prova d’água, tem um grande diferencial de ter certificação IPX7, garantindo que o aparelho é resistente a um mergulho de um metro de profundidade na água por até 30 minutos. Isso possibilita que você utilize seu fone em esportes aquáticos sem danificá-los.
Tem conexão dupla, permitindo que você ajuste cada fone separadamente, te dando mais flexibilidade e perfeito ajuste. Pode ser controlado por voz ou manualmente e a tecnologia é Bluetooth.
A bateria tem autonomia de 6 horas, além de poder ser carregada por mais 24 horas pelo estojo – para que você possa usar seu fone por todo o dia ou dias, sem ficar na mão.
PRÓS
- Ótimo para corridas: se ajusta perfeitamente aos ouvidos e não cai durante a corrida.
CONTRAS
- Não tem cancelamento de ruído ativo;
- Não tem memória para armazenar música.
Guia de Compra
Com diversas funcionalidades, é importante que você identifique suas reais necessidades para uso de um fone de ouvido, com isso, você poderá optar por aquele que vai te atender melhor, incluindo o tamanho do seu orçamento. Abaixo algumas funções que valem à pena dar atenção:
COMPATIBILIDADE – Primeiro de tudo, cheque a compatibilidade com a plataforma que você usa. Não adianta comprar o fone mais bonitão do mercado e ele não funcionar.
CONECTIVIDADE – verifique a versão da tecnologia Bluetooth para comparar e entender o que esperar da estabilidade e agilidade na entrega do áudio. Melhor 5.2 do que 5.0.
QUALIDADE SONORA – Se você busca áudio com fidelidade e qualidade sonora, é importante procurar um fone que tenha um codificador de última geração, boa potência e que você possa equalizar de acordo com suas necessidades. Isso é o que vai tornar sua experiência mais interessante.
MICROFONE – Caso precise usar com frequência o microfone, opte por um modelo embutido, pois garantem menos interferência. Ter um bom isolamento de ruídos e eco são determinantes para uma boa comunicação.
COMANDOS DE VOZ OU POR TOQUE – Poder acessar seu assistente de voz ou ter controle na própria estrutura do fone, facilitam o dia a dia e agilizam atender uma chamada ou mudar a faixa musical, por exemplo.
BATERIA – Se os fones forem Wireless com tecnologia Bluetooth, ter uma boa autonomia de bateria e o recurso de carregamento rápido para qualquer emergência são essenciais para evitar que você fique sem poder usar seu fone ao longo do dia. Vale checar isso com atenção.
CANCELAMENTO DE RUÍDO ATIVO – Este recurso ajuda a se isolar do mundo exterior, garantindo uma imersão no jogo, música ou até uma aula online sem interferências. O som fica mais nítido e com melhor qualidade. Ótimo para quem está sempre em locais com muito barulho.
O cancelamento de ruído ativo usa uma tecnologia para manter os ruídos externos totalmente longe de seus ouvidos. Através de microfones minúsculos, eles monitoram as frequências do ruído externo e, em seguida, produzem essas mesmas frequências fora de fase em um esforço para bloqueá-las. Quando funciona bem, isso cancela o som externo antes que chegue aos seus ouvidos. Os modelos com este recurso costumam ser mais caros.
ISOLAMENTO ACÚSTICO DO EXTERIOR – Muitos fones de ouvido são projetados para vedar seus ouvidos e abafar fisicamente o som externo. Isso significa que o produto fica fisicamente entre seu ouvido e o som externo, bloqueando assim a entrada de ruído externo em seu ouvido.
ABERTO OU FECHADO – Ao contrário dos modelos com cancelamento de ruído ativo ou isolamento acústico, estes dois tipos funcionam de forma diferente.
Os fones de ouvido abertos permitem o fluxo de ar, o que melhora essencialmente a clareza do áudio e cria um som mais natural, principalmente nas frequências mais baixas. No entanto, isso reduz seus recursos de cancelamento de ruído e aumenta o risco de umidade e poeira entrar nos componentes. Eles são uma boa opção para ouvir áudio de alta qualidade em casa.
Os modelos fechados, por sua vez, são selados, o que os torna muito mais eficazes para bloquear o ruído do ambiente, mas a qualidade do som não é tão boa, incluindo o low-end. Eles são os melhores para uso diário, especialmente em ambientes barulhentos, como transporte público ou avião.
PREÇO – O preço varia muito, tanto de acordo com as características dos fones, quanto em relação ás marcas. Existem modelos excelentes e com ótimo custo-benefício, de marcas que ainda não são tão prestigiadas mundialmente. Mas vale pesquisar, ler opiniões e, principalmente, ter bem claro quais os recursos que você quer ter em seu fone e que não abre mão.
CONFORTO – Para quem vai usar os fones por muitas horas seguidas, ter o máximo de conforto é essencial. Primeiro é importante escolher o tipo (auriculares, intra-auricular, supra-auriculares ou circo-auricular). Depois checar o material das almofadas se for um modelo que as use, ou se vem com tamanhos diferentes de ponteira no caso dos modelos que vão dentro do ouvido.
O peso também é importante, quanto mais leve menos cansativo será para você. Além disso, precisam se adaptar aos seus ouvidos perfeitamente. Quanto mais opções de ajustes, melhor.
COM FIO OU WIRELESS – Os fones de ouvido se conectam a dispositivos de áudio por meio de um cabo, Bluetooth ou outro sistema sem fio. Cada um tem seus prós e contras, mas sua decisão deve estar fundamentada tanto na qualidade de áudio, quanto na compatibilidade com o dispositivo no qual pretende usar seus fones. Mas não esqueça, se for um fone Wireless, a autonomia da bateria é um ponto crucial para uma boa experiência. Fique ligado nisso.
Falando sobre os jogadores de plantão, muitos ainda têm dificuldade de se adaptar aos Headsets sem fio, por problemas com conectividade e bateria. Mas a tecnologia está tão avançada, que escolhendo bem, este tipo de problema é minimizado. De qualquer forma, dependendo do seu nível de jogo e tempo que gasta nas partidas, um modelo com fio pode ser sua melhor opção.
Veja Também:
Achou essas informações úteis? Avalie e compartilhe!