Em seus OUVIDOS ou em sua CABEÇA?
Escolha o melhor formato de fones para você.
Escolher um bom fone de ouvido, que atenda suas demandas e expectativas, dependem tanto do seu estilo de vida quanto do tamanho de seu bolso. Quem pode, compra fones diferentes para cada tipo de atividade (jogos, música, filmes, chamadas, esportes e etc.). Mas a maioria das pessoas, busca um único par que irá ser seu parceiro em diversos momentos ao longo do dia.
Existem as diferenças de formato que, de acordo com seu perfil, irão se adequar melhor. Portanto, conheça cada uma delas para fazer uma escolha confortável e eficiente para suas necessidades. Veja aqui os melhores fones de ouvido custo-beneficio.
O mundo está cheio de músicas incríveis, podcasts envolventes, vídeos interessantes e muito conteúdo para ser consumido online. Não tem escapatória, em algum momento você vai precisar de um bom par de fones de ouvido para te ajudar a explorar todo esse universo.
Então, quais são as minhas opções?
Começando pelo início, basicamente existem quatro tipos principais de fones de ouvido, divididos em duas categorias – Earbuds que são pequenos e são colocados direto no ouvido e os Headsets ou Headphones que são maiores e são colocados sobre os ouvidos, apoiados na cabeça através de uma haste. Ambos podem oferecer uma boa experiência sonora, dependendo do modelo que escolher e seus recursos.
Vamos conhecer mais a fundo cada uma das opções que podem ser com ou sem fio:
Earbuds
São os fones de ouvido mais populares do mercado. Isso ocorre porque eles são pequenos, leves e fáceis de transportar sem ocupar muito espaço. Também tem modelos bem mais baratas, o que os torna uma boa opção para pessoas que não querem gastar muito dinheiro, mas ainda assim estão em busca de qualidade.
Originalmente projetados para ouvir música, já se expandiram para incluir muitas outras funcionalidades. Vamos conhecer melhor os dois tipos de Earbuds e algumas das muitas possibilidades de uso.
Auricular (standart- padrão): É o fone de ouvido comum que encaixa na orelha, mas sem entrar no canal auditivo. São ideais para quem deseja um design ultra portátil que seja fácil de carregar na bolsa ou no bolso e não acha confortável o ajuste de um fone de ouvido intra-auricular.
No entanto, como esse tipo não entra nos ouvidos, algumas pessoas os acham desconfortáveis para usar por longos períodos de tempo. Além disso, a qualidade sonora pode não ser a melhor, pois não veda o som e deixa entrar muito ruído externo.
Intra-auricular (in-ear): São os fones de ouvido que entram dentro do canal auditivo e têm aquela proteção de silicone para fixação e um pouco de isolamento do som. São ideais para ouvintes que desejam um bom nível de conforto, mas em um formato mais compacto do que os headsets.
A vantagem de ter um fone de ouvido intra-auricular é que ele normalmente fornece melhor qualidade de som (melhores graves) do que os fones de ouvido padrão, porque os alto-falantes estão mais próximos e isolados do ruído externo.
Quais atividades posso desempenhar com o Earbud?
Todas, mas, eles são muito usados com celulares, para fazer exercícios (pois alguns modelos tem proteção contra água e suor), fazer reuniões ou assistir aulas online, por exemplo.
Vale destacar que você irá encontrar tanto versões com fio como wireless (ou sem fio). Escolha a versão que melhor irá atender suas necessidades e confira algumas de nossas seleções: fones à prova d’água, fones para esportes, fones intra-auriculares e fones de ouvido com fio.
Headsets ou Headphones
São basicamente fones que você usa em torno de sua cabeça. Como você deve ter adivinhado, esta é a razão pela qual eles têm este nome.
A estrutura básica consiste em dois fones separados (um para cada ouvido) conectados por uma haste que passa por cima da cabeça. Vamos conhecer os dois tipos desses modernos e exibidos fones.
Supra-auricular (on-ear): São aqueles que ficam fora do ouvido e sobre as orelhas, mas não as envolve totalmente. São menores que os do tipo over-ear e com isso, ganham no quesito portabilidade e ganham ainda mais utilidade por isso.
Circo-auricular (over-ear): São aqueles que cobrem toda a orelha, um dos melhores tipos para isolamento de ruído externo e imersão sonora. Portanto, se você gosta de cancelamento de ruído em sua máxima potência e deseja uma imersão total, o over-ear é sua melhor opção.
Além disso, também são confortáveis (inclusive para usuários de óculos, pois não apertam as orelhas) e se você não se importa com o tamanho maior, este tipo também é muito indicado.
Quais atividades posso desempenhar com o Headset ou Headphone?
Por serem maiores, nem todo mundo gosta de usá-los em qualquer lugar. Mas não tem nenhuma restrição quanto a isso.
De qualquer forma, o Over-Ear é muito usado por aqueles que ficam muitas horas do dia usando o fone, seja para aulas, trabalho, edição de vídeos entre outros. Um dos maiores públicos é o de Gamers, pois proporciona uma imersão total no jogo, ajudando no desempenho. Para esses usuários, ter fio não é um grande problema, já que eles não precisam se preocupar com a bateria. Mas existem disponíveis no mercado, as duas opções (com e sem fio). Veja aqui os melhores headset gamer custo-benefício.
Achou essas informações úteis? Avalie e compartilhe!