Conhecer melhor as vantagens de um Teclado Mecânico ou um Teclado Gamer é um caminho sem volta. Uma vez que você conhece todas as possibilidades e customizações possíveis em um desses modelos, nunca mais vai pensar em teclados da mesma forma.
Quando falamos em jogos competitivos, um único milissegundo é capaz de fazer um vencedor ou um perdedor. E para não ficar para trás é importante estar atento às suas necessidades.
Um teclado mecânico é um teclado construído com chaves (chamadas de Switches) de alta qualidade, normalmente ativadas por uma mola. Existem diversos tipos de switches que atendem preferências de quase todos os perfis de usuários.
Justamente esta possibilidade enorme de customização é um diferencial bem competitivo em relação ao convencional teclado de membrana, que ainda é muito forte no mercado, por ser mais barato e atender a uma demanda simples de uso esporádico e sem grandes exigências quanto a velocidade e recursos.
A seguir, detalhamos as diferenças entre os dois tipos de teclados (mecânico e membrana), as vantagens e desvantagens e principais características que tornam o teclado mecânico o queridinho dos gamers, digitadores, programadores e todos aqueles que usam por longos períodos este periférico.
Se você quer ter informação mais detalhada sobre teclados gamer profissionais, veja nossa seleção dos melhores teclados gamer mecânicos.
Tipo de Teclados
Teclado Convencional de Membrana
O teclado que a maioria das pessoas usa hoje em dia é do tipo convencional – que tem uma membrana plástica entre as teclas e o circuito, que funciona bem para o dia a dia de um usuário comum de computador e tem um custo bem acessível.
Teclado Mecânico
Os teclados mecânicos são feitos com teclas de plástico de alta qualidade com switches e molas embaixo de cada uma delas, para acionamento individualizado eficaz.
Por causa de seu design que permite que o acionamento das teclas seja sentido com clareza e precisão, muitos escritores, programadores, datilógrafos e jogadores preferem este tipo de teclado.
Diferença entre Teclados Mecânicos e Membrana
Os Teclados Mecânicos derivam seu nome dos switches mecânicos usados em cada tecla – imagina um mecanismo embaixo de cada tecla para acionar de forma independente a placa do circuito. Para quem é do tempo da máquina de escrever, vai conseguir visualizar mais ou menos esse formato. Pode parecer que não é nada tão incrível assim, mas a diferença no estilo e funcionamento das teclas tem um grande impacto na forma de digitar, na agilidade e performance geral.
Mas não para por aí. Existem diversos tipos de Switches com características distintas que devem ser escolhidos de acordo com as preferências de cada usuário. Basicamente são três tipos:
- Lineares – Leves para pressionar, muito sensíveis, sem retorno tátil e muito silenciosos;
- Táteis – oferecem um bom retorno tátil, ou seja, você sente que a tecla foi acionada sem fazer muito barulho;
- De Clique – Para quem gosta de ouvir o barulho da tecla, para ter certeza que ela foi acionada. São barulhentos e nada indicados para locais com muitas pessoas ao redor.
Já o teclado Convencional de Membrana aciona o sistema através de uma membrana de material plástico que fica entre as teclas e o circuito. Podem ser mais ou menos confortáveis para digitar e ter um ou outro diferencial, mas não são indicados para jogos. Isso porque, a latência (tempo desde seu acionamento até o comando efetivamente funcionar) é alto e pode atrapalhar em momentos cruciais de uma partida.
Vantagens e Desvantagens do Teclado Mecânico
Vantagens
O teclado mecânico ou teclado gamer está em outro patamar e algumas características o tornam realmente vantajoso. Como ter uma memória embutida para armazenar perfil de jogadores com diferentes configurações; o uso de software para customização de teclas; retro iluminação que pode ser escolhida pelo usuário de acordo com seu estilo; o uso de um switch para cada tecla, permitindo o acionamento independente e garantindo agilidade, evitando efeito ghosting (quando o acionamento de teclas simultaneamente não funciona corretamente).
Além dos recursos incríveis que já falamos, existem outras vantagens que um teclado mecânico oferece. Além da precisão, eles têm uma vida útil significativamente maior e recursos especiais como o “rollover” – que garante que cada pressionamento de tecla seja detectado, mesmo se as teclas forem pressionadas simultaneamente. E tem mais, se uma tecla ou switch quebrar, você poderá substituí-lo, sem precisar trocar todo o teclado.
As teclas mais suaves proporcionam maior agilidade e conforto ao digitar. Atraindo principalmente programadores, jogadores de e-sports, jornalistas e datilógrafos profissionais.
Além disso, a resposta instantânea das teclas faz com que você sinta maior velocidade e eficácia em cada pressionamento, com um tempo de reação bem menor, tornando-o ideal para jogos mais dinâmicos que precisam de agilidade.
A maioria dos jogadores prefere teclados mecânicos porque são mais táteis, macios, duráveis e mais rápidos. E também porque oferecem diversas opções de personalização.
Desvantagens
Você já deve estar pensando sobre o custo, certo? Pois é, este teclado é mais caro e os preços variam de R$ 200 a mais de R$ 2000 – dependendo dos recursos, marca e tecnologia usada.
Além disso, dependendo do tipo de switch escolhido, ele pode ser um pouco mais barulhento do que o teclado convencional de membrana. Se isso não for uma vontade sua, fique atento ao escolher o seu.
Por tudo isso, a maioria dos jogadores prefere este tipo de teclado, porque são mais rápidos, robustos, macios e oferecem um bom feedback tátil. Sem precisar de muita força para pressionar as teclas, garante longas hora de uso sem desconforto ou dores indesejadas. Podem ser mais barulhentos, em alguns casos, mas até isso pode ser considerado interessante para alguns gamers.
Outro uso interessante, é para pessoas que digitam muito e gostariam de mais agilidade e conforto. Jornalistas, digitadores, programadores e afins podem ter um ganho de produtividade incrível com um teclado mecânico.
Achou essas informações úteis? Avalie e compartilhe!