Já ouviu falar em Gaming e ficou na dúvida sobre o que significa? Pois nada mais é do que o ato de jogar videogame, em qualquer plataforma possível – Óculos VR, Console, Tablet, PC, Notebook ou no Smartphone, o campeão de audiência.
Aliás, não existe uma forma melhor de imersão em jogos do que usar Óculos de Realidade Virtual, transportando o Gamer para outro mundo. Vale considerar com qual equipamento você pretende usar, para ver se é compatível, e preço, já que não é um acessório barato.
Sozinho ou em grupo, por diversão ou profissionalmente, em casa ou em qualquer outro lugar – seja qual for o seu estilo de jogar, existe um gadget e diversas opções de ferramentas para atender você.
Por conta dessa evolução e diversas possibilidades, atendendo um público cada vez maior, que o mercado global de jogos eletrônicos está em franco crescimento, devendo atingir quase US$ 200 bilhões por ano, segundo a pesquisa da Newzoo, consultoria de dados especializada no setor.
Então vamos mergulhar neste mundo e conhecer mais sobre o que é, como está este mercado no Brasil e quais os principais eventos e patrocinadores que movimentam o Gaming mundial.
Gaming no Brasil e no Mundo
O Gaming – o ato de jogar videogames online – está com força total no mundo todo. Para ter uma ideia, segundo pesquisa da Kantar Ibope Media a cada 10 usuários de internet, mais de 7 jogam online.
A China lidera o ranking dos países que mais jogam – com 90% dos usuários de internet, com tempo médio diário de 2 horas. Já o Brasil, aparece em 15◦ na lista, com 67% de usuários de internet jogando algum tipo de Game – mas a média de uso diário é de 2h30m, maior que a média global.
Com a evolução dos Smartphones e sua popularização, principalmente em países de menor renda per capta, a acessibilidade aos jogos se democratizou e atingiu classes com poder aquisitivo mais baixo, mas que também são extremamente engajados e ativos nos jogos online.
Com esse mercado movimentando quase 200 bilhões de dólares por ano, já não é mais encarado como brincadeira de criança, e sim o negócio muito rentável para empresas e jogadores.
Principais Eventos e Patrocinadores
Os eventos de Gaming são gigantes em todo o mundo e são uma ótima oportunidade para conhecer pessoas do mercado, estar antenado sobre as novidades, jogar, badalar, se divertir e conhecer os maiores influencers do mundo dos Games.
Além disso tudo, ainda acontecem torneios de eSports nestes eventos (também existem outros que acontecem separadamente), e que chegam a ter premiações que giram em torno de US$ 40 milhões no total, sendo que a equipe vencedora leva cerca de 18 milhões.
A pandemia aumentou a participação online em eventos, e os que estão de volta acabam fazendo um mix entre presencial e online, ganhando ainda mais abrangência. E as empresas mais antenadas e que tem aderência a este público de Gamers, estão sempre envolvidas – patrocinando ou divulgando seus produtos em estandes e promovendo ativações para conquistar uma fatia cada vez maior desse mercado bilionário.
No Brasil, a BGS e o BIG FESTIVAL estão entre os maiores (ambos acontecem em SP) e no exterior o E3, GAMESCOM e a TGS são alguns dos destaques. Conheça melhor cada um deles:
BRASIL GAME SHOW (BGS)
Onde: São Paulo
A BRASIL GAME SHOW (BGS) é a maior feira de games da América Latina e uma das maiores do mundo em público e área. Realizada pela primeira vez em 2009, já recebeu mais de 2 milhões de visitantes somando todas as edições. Reúne as principais empresas do segmento, é palco de competições emocionantes de eSports, apresenta os grandes lançamentos do ano, atrai personalidades da indústria mundial de jogos eletrônicos e abre espaço para estúdios independentes. A BGS é também uma grande oportunidade de negócios que atrai investidores, empresários e profissionais do mercado de games.
Com arena gigante (mais de 5.000 m²) para as disputas, telões e arquibancadas que comportam um público de mais de 2 mil pessoas, este, sem dúvida é um gigante do mundo Gamer.
A cada ano mais marcas participam do evento, número que gira em torno de 400 empresas, e já estiveram entre elas Banco do Brasil, Monster Energy Drink, Lupo, Rank1, Vivo, Outback, Youtube Gaming, HyperX, Magazine Luiza, Logitech, Pichau, Intel, SBT, DXRacer, Razer, Redragon, Marvel, Piticas, Warrior, ELG, AMD, MotoSpeed, Saga, Gamdias, C3Tech e OEX, entre outras
BIG FESTIVAL
Onde: São Paulo e online
O BIG FESTIVAL (Brazil’s Independent Games Festival) acontece desde 2012 e é o mais importante festival e mercado de games independentes da América Latina. Sua missão é fortalecer o ecossistema de games no Brasil – mostrando os melhores jogos do mundo no festival, com os encontros de negócios, prêmios, grande cobertura da imprensa, palestras e a presença dos principais players da região, bem como publishers e investidores do mundo inteiro.
Durante o evento os visitantes podem jogar mais de 200 jogos, incluindo títulos de produtoras independentes e games AAA, tirar fotos com celebridades, testar games ainda não lançados, assistir a mais de 120 horas de palestras com grandes nomes da indústria, participar de interações exclusivas em estandes espalhados pelo festival e muito mais.
Com média de participação de 30 mil visitantes, o festival chega a intermediar milhares de encontros profissionais entre empresas nacionais e estrangeiras. Cerca de 6 mil reuniões de negócios são agendadas com participação de mais de 650 empresas, gerando uma grande movimentação do mercado.
E3
Onde: Los Angeles (USA) e online
A E3 é o maior evento da categoria no mundo, sendo a primeira feira dedicada ao mundo dos games e produtos relacionados, que teve seu debut em 1995. Desde então, se tornou referência e uma vitrine para empresas do setor, que costumam esperar o evento para seus principais lançamentos no ano.
Todas as produtoras e distribuidoras costumam estar presentes na E3, garantindo repercussão mundial de tudo o que rola por lá. Por isso a E3 é tão popular, contando com a participação de empresas como Sony, Microsoft, Nintendo, Ubisoft, Konami, Eletronic Arts (EA), Bethesda, entre diversas outras.
Para os Gamers, é sempre uma oportunidade muito aguardada para conhecer as novidades do mercado e até ter a oportunidade de testar futuros lançamentos, caso esteja presencialmente no evento.
GAMESCOM
Onde: Colônia (Alemanha)
Maior e mais tradicional feira de Games da Europa, a GAMESCOM acontece em Colônia na Alemanha, com a presença de mais de 265 mil visitantes de mais de 100 países e participação de impressionantes 1.100 expositores e mais de 25 mil profissionais do setor.
Além disso, milhões de pessoas em todo o mundo acompanham o programa online, onde, chega a ter 130 milhões de visualizações em apenas uma noite, sendo 12 milhões apenas no evento de abertura.
TOKYO GAME SHOW (TGS)
Onde: Chiba (Japão)
TOKYO GAME SHOW (TGS) é um dos maiores eventos de jogos do mundo, o maior do Japão, realizado pela primeira vez em 1996, contando com a presença de diversos desenvolvedores e publishers de sucesso, entre eles Microsoft, Bandai Namco, Capcom, SEGA e Square Enix.
Após duas edições online, pro causa da pandemia, o evento seguiu em um modelo híbrido (tanto online como presencial) e conta com mais de 600 expositores e 1800 estandes no centro de exposições Makuhari Messe.
Entre as atrações tem sempre uma agenda de transmissões online que podem ser acompanhadas das plataformas do evento, com vários projetos sendo apresentados, exibições, testes gratuitos de novos games e a premiação do Japan Game Awards.
Equipamentos para Gamers
Não são só os eventos de Gaming que crescem a cada ano, acompanhando a indústria e o avanço da tecnologia, os equipamentos e gadgets focados em melhorar o desempenho e a experiência dos Gamers se supera a cada ano.
Um mercado bilionário que pode ser acessado de um Smartphone, PC, Notebook ou um Console exclusivo para videogames, cria e aprimora seus acessórios para acompanhar consumidores cada vez mais exigentes e conscientes de suas necessidades.
As tendências são guiadas pela indústria, seus lançamentos e as divulgações massivas pela imprensa e em grandes eventos. Como é um mercado muito ligado a tecnologia, quem está jogando de forma competitiva e quer estar sempre na crista da onda, se rende às ultimas novidades e investe muito para ter os últimos lançamentos.
Ter um bom equipamento, que suporte os principais jogos da atualidade sem travar ou prejudicar as imagens e sons é o passo inicial para qualquer jogado. Confira aqui uma seleção dos Melhores Notebooks para Gamers.
Depois você vai precisar de uma boa Cadeira Gamer que seja adequada ao seu tipo físico e seu setup. Isso é um item indispensável para quem pretende se dedicar horas aos estudos e jogos.
Se seu barato é jogar em consoles exclusivos, existe uma variedade grande de opções, que dependem muito do seu orçamento, do tipo de jogos que curte e se quer portabilidade ou não. Veja aqui nossa seleção dos Melhores Consoles de Videogame.
Fora isso, ainda existem diversas opções de Fones de Ouvido que ajudam a melhorar a sonoplastia dos jogos, Teclados especiais para Gamers (retro iluminados e com teclas especiais) e Mouses que vêm com botões para jogos e outras características únicas.
Opções não faltam para quem quer se jogar nesse mundo de diversão e competição.
Achou essas informações úteis? Avalie e compartilhe!