Na hora de escolher seu equipamento Gamer, uma dúvida sempre pode surgir: Afinal, compro um PC ou um Notebook? E já adianto, que a resposta é muito pessoal e não é das mais fáceis.
Existem boas máquinas nas duas versões, mas a escolha final acaba passando sempre pelo tamanho do bolso e os hábitos e preferências de cada usuário.
Dependendo do tipo de configuração que você estiver buscando, a diferença de preço é quase zero e você terá que tomar uma decisão baseada em outros fatores, como mobilidade, personalização ou possibilidade de upgrades.
Separamos algumas das principais vantagens de cada tipo de computador, que podem te ajudar a identificar quais delas se adequam melhor ao seu perfil de Gamer.
Notebook Gamer – Perfeito para quem busca Mobilidade e Praticidade
Agora, se você não abre mão da mobilidade e não tem paciência, conhecimento ou tempo para montar ou fazer upgrades em um PC e quer tudo prontinho ao alcance de suas mãos, sem dúvida o notebook é a sua cara.
Mais caro que um PC, na maioria dos casos, é um investimento alto, mas que oferece vantagens únicas e imbatíveis. Vale conferir nossa seleção sobre os notebooks gamer com melhor custo-benefício.
Portabilidade
A possibilidade de levar seu equipamento para onde você for, incluindo viagens, aulas ou casa de amigos, é uma vantagem extremamente atraente e decisiva para alguns Gamers.
Dependendo do estilo de vida, isso é indispensável. Por isso, é importante encontrar o equipamento que irá atender da melhor maneira possível sua demanda e seus jogos preferidos. Lembre-se que upgrades em notebooks quase sempre não são possíveis, por isso, uma escolha inicial assertiva é fundamental.
Praticidade
Para quem não tem um conhecimento mínimo de hardware e em montagem de equipamento, comprar um notebook é a forma mais prática e de fácil utilização que existe. Basta ligar e está tudo lá, monitor, teclado, touchpad, placas e tudo o mais. Você só vai precisar baixar seus jogos preferidos ou jogar online e começar a brincadeira.
Mas, com isso, vem a desvantagem de não ter total liberdade para personalizar seu setup ou fazer manutenções programadas. Provavelmente, algum tempo depois, você terá que comprar um notebook novo, seja porque começou a dar problema ou porque a tecnologia ficou obsoleta.
PC Gamer – Uma escolha Robusta e Duradoura
Se o que você busca é desempenho robusto, com diversas opções de personalização e upgrades ilimitados ao longo do tempo, o PC Gamer é sua melhor opção.
Preço
Quanto melhor a configuração, mais barato costuma ser um PC se comparado ao Notebook, principalmente se você vai montar a sua máquina do zero e comprar os componentes separados (tarefa simples, mas que exige um certo grau de conhecimento e habilidade).
A outra vantagem é que a longo prazo, o PC costuma sair mais em conta, pois você pode fazer manutenção constante, trocando peças ao longo do tempo e ganhando longevidade.
Upgrades
Fazer upgrade em um PC é fácil, pois sua estrutura permite que o usuário vá trocando componentes e atualizando tudo, desde capacidade de memória até placa de vídeo, fonte de energia ou teclado. Absolutamente tudo pode ser trocado, o que possibilita acompanhar a evolução do mercado, desembolsando uma grana menor se você fizer uma programação de gastos e entender do riscado.
Personalização
Uma das grandes vantagens do PC é que ele é totalmente customizado. Se você quer ter um PC com a sua cara e sabe onde comprar e como montar seu equipamento, pode investir em um gabinete estiloso ou luzes de Led, monitor no tamanho que sonhar e muito mais. Para quem leva o estilo Gamer ao pé da letra, é uma oportunidade incrível de montar um Setup único.
Desempenho
Mesmo tendo as mesmas configurações, o PC costuma performar melhor que o notebook. E a explicação está no simples fato de o PC ter mais espaço interno, podendo ter um sistema de refrigeração mais robusto para resfriar seus componentes durante o uso, permitindo que eles tenham uma performance superior ao do notebook.
Manutenção
Pelas mesmas razões já mencionadas acima, a facilidade de trocar e atualizar componentes em um PC torna a manutenção, não só mais simples, como mais barata.
Periféricos
Mesmo que o notebook seja mais limitado em termos de upgrade ou personalizações, você pode incluir periféricos tanto quanto em um PC, como um Monitor maior, por exemplo, ou um Teclado e um Mouse Gamer ou Headset para uma melhor imersão sonora.
Basta checar se os acessórios são compatíveis com o sistema operacional da sua máquina e se jogar nas diversas possibilidades que existem no mercado.
E aí, pronto para escolher sua próxima aventura Gamer?
Achou essas informações úteis? Avalie e compartilhe!